Skip to content

Quais os benefícios do chá verde: motivos para colocá-lo na rotina

A partir do momento em que você descobre quais os benefícios do chá verde, percebe que essa bebida é uma das melhores para estar na sua rotina de alimentos e de cuidados diários.

Produzido a partir da planta Camellia sinensis, matéria-prima utilizada para fazer uma variedade enorme de chás, ele está entre as bebidas mais consumidas no mundo — na verdade, perde apenas para a água.

O consumo de chá verde, muitas vezes, está atrelado a um estilo de vida mais saudável, visto que a bebida possui diversas propriedades medicinais, que previnem doenças e fortalecem a saúde do corpo.

Nativo da Índia e da China, este chá pode ser ingerido quente e frio, além de ser muito usado em blends — combinações de plantas, flores, frutas e especiarias.

Em relação a qual horário tomar chá verde no seu dia, é indicado que a bebida seja consumida de manhã ou à tarde, pois possui cafeína e pode atrapalhar um sono mais tranquilo quando ingerida à noite, caso você não possua o hábito de ingeri-la cotidianamente.

Para te ajudar a entender melhor quais os benefícios do chá verde para a saúde, separamos informações e pesquisas que demonstram as vantagens no consumo cotidiano da bebida. Confira!

1. Melhora a atenção

Uma pesquisa publicada na Revista de Nutrição, organizada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas) demonstra que, como já comentado, o chá verde é rico em cafeína, um composto capaz de auxiliar o cérebro na hora de realizar tarefas cognitivas com mais foco e concentração. Por isso, é um bom substituto ao café, entregando os mesmos resultados que a bebida.

Ao mesmo tempo, o chá verde possui um composto natural chamado L-theanina, o qual, segundo estudos desenvolvidos pela Universidade Federal da Paraíba, causa relaxamento sem efeito sedativo — ou seja, sem dar sono.

Juntos, os compostos conseguem aumentar o foco e a atenção sem causar malefícios às pessoas que sofrem de insônia. Esse é, inclusive, um dos tópicos mais amados pelas consumidoras na lista de quais os efeitos do chá verde.

2. Aumenta o gasto energético

Estudos realizados pela Universidade de Oxford demonstraram que três xícaras de chá verde (ao dia) aceleram o metabolismo e queimam cerca de 100 calorias extras. Por isso, é possível afirmar que o consumo diário da bebida, na citada dose, aumenta o gasto energético do corpo.

3. Dá energia ao corpo

Por ser rico em cafeína, o chá verde é um excelente substituto dos energéticos na hora de praticar exercícios físicos, pois o composto dá energia ao corpo e aumenta o desempenho.

Mulher negra fazendo exercício na sala de casa.
Pessoas que gostam de se exercitar gostarão da energia proporcionada pelo chá verde.

Portanto, na lista de quais as propriedades do chá verde, é importante assinalar sua contribuição para pessoas que praticam esportes frequentemente e buscam por uma alternativa saudável para energizar o corpo.

4. Diminui o risco de doenças neurodegenerativas

A resposta para a questão “chá verde: quais os benefícios?” não estaria completa se não citássemos os estudos que demonstram que a bebida pode diminuir o risco de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Evidentemente, para que o chá verde proteja a saúde cerebral, é preciso que seu consumo seja cotidiano. Além disso, é válido destacar que a bebida artesanal possui mais vantagens que o produto em saquinho.

5. É eficaz contra infecções

A epigalocatequina-3-galato, composto presente no chá verde, dá à bebida propriedades anti-infecciosas, que combatem vírus e bactérias, o que diminui o desenvolvimento de determinadas infecções.

6. Melhora a saúde bucal

Estudos disponíveis na revista Journal of Dentistry of Tehran University of Medical Sciences apontam que outro dos benefícios do chá verde para a saúde está relacionado à higiene bucal de quem consome a bebida.

A pesquisa demonstra que o chá verde inibe o acúmulo e o crescimento de bactérias responsáveis por cáries dentárias. Os dados foram levantados trabalhando com a variedade iraniana da bebida.

7. Previne diabetes tipo 2

Preparar o chá verde e consumi-lo diariamente também é uma boa forma de se prevenir contra a diabetes tipo 2, uma doença comum no Brasil.

Mulher bebendo chá verde em sua varanda, rodeada de flores.
A ingestão diária de chá verde ajuda a diminuir o risco de diabetes tipo 2.

Segundo levantamentos realizados pela Universidade Oxford, o chá verde ajuda a regular a glicose. Além disso, os polifenóis da bebida deixam as células mais sensíveis à insulina, o que é uma vantagem para pessoas diabéticas.

8. Diminui o colesterol ruim

O chá verde possui propriedades capazes de diminuir o colesterol ruim (LDL), o que reduz o risco de doenças cardiovasculares, como infartos e AVCs. Ademais, o The Journal of Nutrition publicou uma pesquisa demonstrando que pessoas as quais consomem chá verde cotidianamente possuem 31% menos chances de sofrerem com esses problemas de saúde.

9. Melhora o humor

O estudo desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba, já citado anteriormente, também ilustrou que a L-theanina é capaz de aumentar a serotonina e a dopamina, compostos conhecidos como hormônios da felicidade.

Por isso, é possível afirmar que o chá verde é capaz de melhorar o humor, além de ser uma opção natural para quem trata ansiedade e depressão, que pode ser consumida concomitantemente com auxílio psicológico.

10. Retarda o envelhecimento precoce

A Camellia sinensis é uma planta rica em antioxidantes, compostos que evitam o envelhecimento precoce de tecidos e de órgãos. Por isso, o chá verde é uma bebida indicada para cuidar da saúde corporal.

Chá verde combate o câncer?

Esta é uma pauta frequente nas discussões sobre o chá verde, pois muitos canais de comunicação afirmam que, sim, a bebida é capaz de prevenir e, em casos extremos, de combater diversos tipos de câncer.

No entanto, não existem estudos suficientes ainda para afirmar de maneira categórica esta propriedade. Em certas pesquisas, o chá verde indicou que pode ser bem sucedido na prevenção do câncer, porém existem muitos fatores envolvidos, como a dose necessária.

Bule de vidro com chá verde infusionando.
Por mais que existam canais de informação que digam que o chá verde combate o câncer, esse dado não é preciso.

Logo, ainda não é seguro afirmar que o chá verde de fato é eficaz no combate aos diferentes tipos de câncer existentes. O ideal é continuar de olho nas pesquisas, até que uma se mostre promissora.

Quem não pode tomar chá verde?

No geral, não há nenhuma contra-indicação ao consumo de chá verde a ponto de que ele se torne proibido para algumas pessoas. Como tudo na vida, é importante dosar para que não haja exageros.

O indicado é ingerir cerca de quatro xícaras de chá verde por dia, a fim de que os benefícios da bebida sejam presentes no dia a dia e na saúde física e mental da pessoa.

Quem sofre complicações para dormir, por exemplo, deve evitar o consumo à noite, para que a cafeína não fique ativa no corpo e perturbe o sono. Gestantes também devem consultar o médico antes de consumir a bebida excessivamente, devido à presença do composto.

Como preparar chá verde?

Para que os benefícios do chá verde estejam presentes na saúde, é importante optar pela Camellia sinensis in natura ao invés dos produtos em saquinho, comumente encontrados em mercados.

A planta pode ser adquirida em lojas de produtos naturais ou em marcas de chás artesanais, como a Kãfa, que possui uma categoria de blends desenvolvidos com a erva.

Caso queira fazer seu chá em casa, fique atento ao modo de preparo e aos ingredientes, a fim de que aproveite o melhor da bebida:

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de chá verde
  • 200ml de água

Modo de preparo

Esquente a água até uma temperatura entre 70 ºC e 80 ºC (quando bolhas aparecerem na parte debaixo da chaleira) e desligue o fogo. Adicione o chá verde, deixe em infusão entre três a quatro minutos e sirva.

Caso você queira provar o chá verde ao lado de outras plantas, flores, frutas e especiarias, pode conhecer os blends da Kãfa e apaixonar-se de vez pela bebida. Para conhecê-los, clique na imagem abaixo e acesse!

Clique para conferir os blends com chá verde da Kãfa!

Sommeliere de chás e tea Blender, bióloga e engenheira agrônoma, mestra em Ciências Ambientais e doutora em Agronomia.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mercado Pago - Meios de pagamento
Buscar