Skip to content
Canecas com chá gelado com limão siciliano em cima da mesa.

10 receitas de chá gelado para se refrescar

No verão ou nos dias quentes — que, no Brasil, são frequentes — contar com algumas receitas de chá gelado na manga é uma forma de aliviar o calor e de se refrescar sozinha ou ao lado de quem você ama.

O melhor é que, adicionando cubos de gelo e uma dose de gin, você pode transformar seu chá gelado caseiro em um drink delicioso! Em outras palavras, além de uma bebida refrescante, ela é versátil e combina com várias ocasiões, como piqueniques, almoço entre amigos e uma tarde na piscina.

Para te ensinar como fazer chá gelado, separamos 10 receitas deliciosas e que combinarão com uma tarde de sol, tornando-a mais divertida e criando memórias inesquecíveis. A dica é utilizar os ingredientes naturais, evitando as opções de saquinhos, para sentir os sabores mais evidentes.

1. Chá preto com hibisco e limão

Esta é uma das receitas de chá gelado mais refrescantes que existem, pois balanceia bem os sabores adstringentes, ácidos e cítricos presentes em cada um dos ingredientes. 

Ingredientes

  • 5 colheres (chá) de chá preto 
  • 1 colher (chá) de hibisco
  • 1 litro de água
  • Suco de 2 limões sicilianos

Modo de preparo

Ao contrário do que muitos pensam, este chá não é feito com água gelada. A infusão precisa acontecer com o líquido quente, para que os sabores sejam bem aproveitados.

Portanto, aqueça a água até uma temperatura entre 90 ºC e 100 ºC (até aparecer bolhas na superfície da chaleira e subir um vapor denso). Desligue o fogo, adicione o chá preto e o hibisco e deixe infusionar por cinco minutos.

Coloque bastante gelo em uma jarra, adicione o suco das frutas e coe. O choque térmico irá esfriar o chá. Na hora de servir, decore os copos com rodelas de limão siciliano e aproveite!

2. Chá de camomila, laranja e morango

Chá de camomila, laranja e morango em caneca com gelo e hortelã.
O chá gelado de camomila, laranja e morango é delicioso e refrescante.

Quer uma receita de chá gelado refrescante e com a cara do verão? Então aposte nessa opção, que combina camomila com laranja e morango, duas frutas típicas da época.

Ingredientes

  • 5 colheres (chá) de camomila desidratada
  • 1 litro de água
  • Suco de 2 laranjas
  • 1 bandeja de morangos

Modo de preparo

Aqueça a água até que ela atinja uma temperatura entre 90 ºC e 100 ºC — momento em que a chaleira fica repleta de bolhas na superfície e emite um vapor denso —, desligue o fogo e prepare o chá adicionando a camomila.

Deixe infusionar por entre cinco e dez minutos e coe em uma jarra com os morangos em pedaços, o suco das laranjas e muito gelo. Leve à geladeira por 24 horas para que o sabor do morango incorpore na bebida. Quando for servir, decore os copos com rodelas de laranja.

3. Chá verde com hortelã

Um chá gelado de hortelã é a melhor opção para quem busca uma bebida refrescante e que pode ser ingerida dentro da piscina, enquanto se toma um sol. Combinado ao chá verde, ele proporciona benefícios ao corpo, como prevenção do envelhecimento precoce.

Ingredientes

  • 5 colheres (chá) de chá verde 
  • 1 xícara de folhas de hortelã frescas
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Esquente a água até que ela atinja uma temperatura entre 70 ºC e 80 ºC (quando as bolhas começarem a surgir no fundo da chaleira) e desligue o fogo. Adicione o chá verde e as folhas de hortelã e deixe infusionar por um período de três a quatro minutos. 

Coe em uma jarra com bastante gelo. Deixe na geladeira e sirva em copos decorados com folhinhas de hortelã para garantir um aroma refrescante na hora de beber.

4. Chá de hibisco

Caneca cheia de gelo e de chá de hibisco gelado, com canudo preto, sobre a mesa.
Para as apaixonadas por chá de hibisco e pelos seus benefícios, a opção gelada é ótima para o calor.

Conhecido por diminuir o acúmulo de gorduras, por controlar o colesterol e por evitar o acúmulo de líquidos graças às suas propriedades diuréticas, o chá de hibisco também pode ser consumido gelado nos dias quentes!

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de hibisco desidratado
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Aqueça a água até atingir uma temperatura entre 90 ºC e 100 ºC — assim que bolhas grandes aparecerem na superfície e subir um vapor denso — e desligue o fogo. Adicione o hibisco e deixe em infusão por entre cinco e dez minutos. Coe em uma jarra com bastante gelo.

5. Chá de erva-doce com hortelã e limão

O chá de erva-doce é um calmante natural, auxiliando ainda na digestão, na cólica menstrual e diminuindo o calor da menopausa. Combinado com a hortelã e com o limão, torna-se uma proposta saborosa e refrescante.

Ingredientes

  • 5 colheres (chá) de erva-doce desidratada
  • 1 xícara (chá) de folhas de hortelã frescas
  • 1 litro de água
  • Suco de 1 limão

Modo de preparo

Aqueça a água até bolhas aparecerem na superfície da chaleira e um vapor denso subir (entre a temperatura de 90 ºC e 100 ºC) e desligue o fogo. Adicione a hortelã e a erva-doce e deixe em infusão por cinco a dez minutos. 

Coloque o suco de limão na jarra com bastante gelo e coe. Na hora de servir, decore o copo com folhas de hortelã e rodelas da fruta.

6. Chá de abacaxi, gengibre e limão

O chá gelado de abacaxi utiliza uma das frutas mais tropicais do mundo para ser preparado. O resultado é uma bebida cítrica e que combina bem com os dias quentes.

Ingredientes

  • 1 abacaxi cortado em cubos
  • 1 colher (chá) de gengibre fresco em cubos
  • Suco de 1 limão
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Esquente a água até que ela atinja entre 70 ºC e 80 ºC (o ponto certo é quando bolhas surgirem na parte debaixo da chaleira) e desligue o fogo. 

Adicione o abacaxi e o gengibre e deixe infusionar entre três a quatro minutos. Despeje a mistura na jarra com bastante gelo e o suco do limão. Não é preciso coar, pois as frutas podem ser ingeridas conforme o chá é consumido.

7. Chá de pêssego com limão

Canecas com chá de pêssego com limão em cima da mesa. Ao redor, as frutas para o preparo.
O chá de pêssego é uma das opções mais doces e deliciosas para os dias quentes.

Só quem ama pêssego sabe como o docinho da fruta é único e característico. Para o verão, a dica é dosá-lo com o limão, a fim de criar um contraste delicioso no paladar.

Ingredientes

  • 10 pêssegos em fatias
  • 1 litro de água
  • Suco de 1 limão

Modo de preparo

Aqueça a água até uma temperatura entre 70 ºC e 80 ºC — quando aparecerem bolhas na parte debaixo da chaleira — e desligue o fogo. Adicione o pêssego e deixe descansar por entre três e cinco minutos. Despeje em uma jarra com gelo e o suco do limão. Não é preciso coar, pois o pêssego pode ser ingerido conforme se toma o chá.

8. Chá de cidreira, maçã, laranja e morango

Este chá gelado é rico em antioxidantes que retardam o envelhecimento precoce, além de ser feito com cidreira, uma planta relaxante que alivia o estresse e a ansiedade. Fica doce e levemente cítrico, exatamente a bebida que os dias quentes pedem.

Ingredientes

  • 3 colheres (chá) de cidreira desidratada
  • 10 morangos picados
  • 1 maçã sem casca picada
  • Suco de 1 laranja
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Esquente a água até que bolhas grandes se formem na superfície da chaleira e um vapor denso comece a subir (entre 90 ºC e 100 ºC) e desligue o fogão. Acrescente a cidreira, o morango e a maçã, deixando em infusão entre cinco a dez minutos.

Vire o líquido em uma jarra com bastante gelo e o suco de laranja. A dica é não coar, para saborear as frutas junto do chá.

9. Chá de maracujá e maçã

O maracujá é uma fruta conhecida por suas propriedades calmantes, enquanto a maçã é rica em antioxidantes. Juntos, esses ingredientes se tornam deliciosos e, quando bem gelados, ficam perfeitos para se refrescar.

Ingredientes

  • 1 maracujá
  • 1 maçã picada
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Como sempre, o primeiro passo é esquentar a água. Nesse caso, a temperatura ideal é entre 90 º C e 100 ºC, quando bolhas surgem na superfície da chaleira e um vapor denso começa a sair. 

Desligue o fogo, adicione as frutas e deixe descansar por entre cinco e dez minutos. Coe em uma jarra com bastante gelo.

10. Chá de gengibre, hortelã e limão

A última sugestão da nossa lista é um chá gelado aromático, refrescante e delicioso. É ótimo para regular a temperatura corporal, visto que o gengibre é termogênico, e fortalece o sistema imunológico.

Ingredientes

  • 3 colheres (chá) de gengibre picado
  • 1 e ½ xícara de folhas de hortelã frescas
  • Suco de 2 limões
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Aqueça a água até atingir a temperatura entre 70 ºC e 80 ºC — quando bolhas se formam na parte inferior da chaleira — e desligue o fogo. Adicione o gengibre e a hortelã e deixe em infusão de três a quatro minutos. Coe na jarra com o suco de limão e bastante gelo.

Conheça os chás da Kãfa!

Diferentes blends de chás da Kãfa servidos em uma peça de madeira.
A Kãfa é uma marca especializadas em blends artesanais de chás.

A Kãfa é uma das marcas de chás (gelados e quentes) que trabalha com blends artesanais, feitos com plantas, flores, frutas e especiarias selecionadas para te garantir uma experiência única. 

Acreditamos que o chá é um elo e que a experiência de ingerir a bebida nos leva a uma imersão de autoconhecimento, de autoamor e de cuidado. Para nós, os blends são oportunidades de compartilhamento — nos dias quentes e frios!

Clique na imagem abaixo, acesse o site da Kãfa e descubra combinações que podem ser preparadas como chás gelados! Depois, é só chamar quem você mais ama para se refrescar no calor ao seu lado.

Clique para acessar os blends artesanais da Kãfa.

Sommeliere de chás e tea Blender, bióloga e engenheira agrônoma, mestra em Ciências Ambientais e doutora em Agronomia.

Este artigo tem 2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mercado Pago - Meios de pagamento
Buscar