Skip to content

Qual o melhor chá para tomar à noite e quais evitar?

Quem busca reduzir o estresse, relaxar o corpo e ter um bom descanso certamente já se perguntou qual o melhor chá para tomar à noite. Afinal, as plantas reúnem inúmeros benefícios para nosso organismo e para nossa energia, e algumas delas possuem propriedades tranquilizantes riquíssimas.

Há um tempo atrás, nossas antepassadas não tinham remédios para proporcionar uma boa noite de sono. Nessa época, a alquimia das plantas era supervalorizada e a resposta para a insônia era um chá para dormir.

Antigamente, as bebidas para melhorar a qualidade do sono eram feitas, muitas vezes, de forma instintiva e com conhecimento botânico passado entre gerações. Os avanços das pesquisas, por sua vez, demonstraram que algumas plantas realmente possuem a habilidade de relaxar o corpo e de acalmar a mente, contribuindo para um descanso mais imersivo.

Para te ajudar a descobrir qual o melhor chá para tomar antes de dormir, separamos oito plantas e quatro combinações de ervas da Kãfa que te propiciarão noites de sono tranquilas e maravilhosas. Boa leitura!

Chás com apenas uma planta

Se você busca um chá para insônia feito a partir de apenas uma planta, saiba que as oito opções abaixo são excelentes para relaxar e descansar. 

Na hora de comprar o ingrediente, certifique-se apenas de evitar o chá de saquinho, comprando as plantas secas em lojas de produtos naturais com bons fornecedores. Dessa forma, a bebida preparada apresentará benefícios mais evidentes e não terá adição de aromatizantes.

Com bons ingredientes em mãos, preparar seu chá para relaxar e dormir será mais fácil e resultará em uma bebida saborosa, aromática e com propriedades calmantes bem aparentes.

Xícara de chá com potes cheios de diferentes plantas ao redor.
Na hora de preparar seu chá, opte pelos produtos naturais ao invés de opções de saquinho.

Vale salientar, ainda, que os benefícios tendem a ser mais evidentes quando o consumo se torna cotidiano — ou seja, crie uma rotina antes de dormir regada a autocuidado e com uma xícara de chá!

A partir dessas dicas, podemos enfim apresentar algumas plantas com propriedades tranquilizantes e que resultarão em um excelente chá para dormir bem.

1. Camomila

A camomila é bastante conhecida como uma planta perfeita para preparar um chá para dormir profundamente. Ela é bem feminina e, além de ajudar no relaxamento e de aliviar o estresse, reduz cólicas menstruais, enjoos e pode ser utilizada no tratamento de ansiedade. O resultado é uma bebida dourada clarinha, com aroma e sabor de flores. 

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de camomila
  • 200ml de água

Modo de preparo

Esquente a água até que ela atinja uma temperatura entre 90 ºC e 100 ºC — quando aparecerão bastantes bolhas na superfície e o vapor ficará denso. Desligue o fogo, adicione as folhas de camomila secas e deixe em infusão por cerca de cinco a dez minutos. Coe e sirva sem açúcares ou, se preferir, adoce com mel.

2. Lavanda

Xícara de chá de lavanda com a planta ao fundo.
O chá de lavanda é uma opção aromática para quem busca noites de sono mais tranquilas.

O chá de lavanda é preparado a partir dos botões da planta e é indicado para tratar ansiedade, diminuir estresse, aliviar cólicas menstruais e promover o sono. É uma bebida suave, com sabor floral e aroma leve, perfeita para tomar à noite.

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de lavanda seca
  • 200ml de água

Modo de preparo

Aqueça a água até que ela atinja entre 90 ºC e 100 ºC, ou seja, quando a superfície da chaleira estiver repleta de bolhas e um vapor denso surgir, e desligue o fogo. Insira a lavanda, deixe infusionar entre cinco e dez minutos, coe e sirva.

3. Valeriana

A valeriana é conhecida como uma planta sedativa e calmante, que evita o estresse e pode ser consumida rotineiramente para tratar ansiedade leve e moderada. A planta evita tensão física e mental e, evidentemente, ajuda a ter uma boa noite de sono.

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de raiz de valeriana
  • 200ml de água

Modo de preparo

Esquente a água até que ela atinja uma temperatura entre 80 ºC e 90 ºC — quando as bolhas no fundo da chaleira forem bem presentes e começarem a subir pelas laterais —, desligue o fogo e adicione a raiz de valeriana. Deixe infusionar por cinco minutos, coe e sirva.

4. Folha de maracujá

Não tão conhecido quanto a receita acima, o chá de folha de maracujá também é excelente para reduzir o estresse, acalmar o corpo e combater a insônia. Nesse caso, tanto a planta quanto a fruta são conhecidas como calmantes naturais. 

Ingredientes

  • 5 folhas verdes de maracujá
  • 200ml de água

Modo de preparo

Aqueça o líquido até que bolhas comecem a surgir na superfície e um vapor denso levante (entre 90 ºC e 100 ºC), desligue o fogão e adicione as folhas de maracujá. Deixe infusionar entre sete e dez minutos, coe e sirva.

5. Erva-doce

Bule e xícara de vidro com chá de erva-doce dentro de ambos.
O chá de erva-doce é uma opção saborosa e com vários benefícios à saúde.

A erva-doce é uma planta conhecida quando o assunto é chá para dormir, mas ela apresenta benefícios para o corpo que vão muito além do relaxamento. A erva é eficaz contra a má digestão, alivia cólicas menstruais, inflamações na garganta e sintomas da gripe, diminui o calor na menopausa e ainda estimula a lactação nas mamães.

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de erva-doce seca
  • 200ml de água

Modo de preparo

Deixe a água no fogo até que ela atinja entre 90 ºC e 100 ºC e desligue-o. Quando bolhas aparecerem na superfície da chaleira e um vapor denso subir, a temperatura foi alcançada.

Adicione a erva-doce, deixe em infusão por no mínimo cinco e no máximo dez minutos, coe e sirva.

6. Erva-de-São-João

A erva-de-São-João é considerada uma planta medicinal com ótimas propriedades calmantes, sendo indicada para melhorar a qualidade do sono, para diminuir enxaquecas e para aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM).

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de erva-de-São-João seca
  • 200ml de água

Modo de preparo

Esquente a água até que bolhas apareçam na superfície da chaleira e um vapor denso suba (entre 90 ºC e 100 ºC) e desligue o fogo. Insira a erva-de-São-João e deixe descansar entre cinco e dez minutos. Coe e sirva.

7. Melissa

Chá de melissa sendo servido em xícara de vidro. Ao redor, ingredientes para o preparo da bebida.
O chá de melissa é claro e bastante aromático.

A melissa é uma planta aromática e saborosa, com propriedades que diminuem o estresse e a ansiedade, melhoram o sono e ajudam na digestão.

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de melissa seca
  • 200ml de água

Modo de preparo

Esquente a água até que as bolhas subam na chaleira e um vapor denso levante (entre 90 ºC e 100 ºC). Desligue o fogo, coloque a melissa e deixe infusionar entre cinco e dez minutos. Coe e sirva.

8. Mulungu

Outro ingrediente menos conhecido, porém repleto de benefícios para o corpo e para a mente, é o mulungu. A planta pode ser usada para tratar ansiedade, depressão, ataques de pânico e enxaqueca, justamente por ser extremamente calmante.

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de mulungu
  • 200ml de água

Modo de preparo

Esquente a água até a temperatura entre 90 ºC e 100 ºC — novamente, a dica das bolhas e do vapor denso é aplicável. Desligue a labareda, insira o mulungu, deixe em infusão entre cinco e dez minutos, coe e sirva.

Blends da Kãfa para dormir

Blends são combinações de plantas, frutas, flores e especiarias que, no Brasil, também são comumente chamados de chá por conta de nosso idioma e de nossa cultura.

Danielle, fundadora da Kãfa, preparando os insumos para criar um blend.
Os blends da Kãfa são produzidos artesanalmente e com plantas, flores, frutos e especiarias selecionadas.

Essas combinações são indicadas pois levam, ao corpo, os benefícios de vários ingredientes, que são cuidadosamente selecionados para entregar sabor, aroma e, evidentemente, melhoria na qualidade de vida.

Portanto, optar por um blend na sua rotina, além de ajudar a dormir melhor, entrega várias outras vantagens para você. Separamos quatro opções da Kãfa, marca que desenvolve chás artesanais, que são indicados para relaxar!

1. Ninho

O Ninho é um blend que lembra colo de mãe e que nos leva para o aconchego característico desse lugar. Camomila, capim-limão, erva-doce, lavanda, funcho, alcarávia e feno grego são combinados para criar uma bebida doce, suave e floral. 

Além de ser relaxante e calmante, o Ninho alivia cólicas menstruais, melhora a digestão, estimula a lactação, diminui os sintomas da menopausa e os desconfortos da TPM e possui ação anti-inflamatória, expectorante e diurética.

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de Ninho
  • 200ml de água

Modo de preparo

Antes de preparar qualquer blend, uma dica é misturar o conteúdo da lata para que todos os ingredientes fiquem bem distribuídos. Aqueça a água até que ela atinja entre 90 ºC e 100 ºC (quando surgir bolhas na superfície da chaleira e um vapor denso subir), desligue o fogo e adicione a colher de Ninho. Deixe infusionar entre cinco e dez minutos, coe e sirva.

Ingredientes, lata e bebida preparada com o blend Ninho. Clique para comprar.

2. Aconchego

Aconchego é um blend criado para lembrar um abraço forte e apertado, daqueles em que sentimos o coração da pessoa bater forte. É feito com camomila, capim-limão, tangerina, melissa, laranja e calêndula, o que forma uma bebida doce, floral e levemente cítrica.

É um ótimo ansiolítico, reduz o estresse, fortalece a defesa do organismo e melhora a digestão. Além disso, é rico em vitamina C.

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de Aconchego
  • 200ml de água

Modo de preparo

Misture o blend antes de começar para que os ingredientes fiquem bem distribuídos e aqueça a água até que ela atinja entre 90 ºC e 100 ºC. Quando as bolhas aparecerem na superfície e o vapor ficar denso, desligue o fogo. Coloque a colher de Aconchego e deixe em infusão entre cinco a dez minutos. Coe e sirva.

Ingredientes, lata e bebida preparada com o blend Aconchego. Clique para comprar.3. Ilumina-te

Um blend sobre autoconhecimento, sobre clarear a mente e respirar consigo mesma: esse é o Ilumina-te, uma combinação de rooibos, tangerina, manga, calêndula e cardamomo.

É um chá adocicado, cítrico, com uma textura aveludada no paladar e possui ação expectorante e anti-inflamatória. Ele fortalece o sistema imunológico, é rico em vitamina C e tem como protagonista o rooibos, um ingrediente relaxante e que agrada crianças por ser adocicado e lembrar mel.

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de Ilumina-te
  • 200ml de água

Modo de preparo

Esquente a água até uma temperatura entre 80 ºC e 90 ºC (quando as bolhas começarem a subir do fundo da chaleira para a lateral), desligue o fogo e adicione a colher de Ilumina-te. Deixe descansar por entre quatro a cinco minutos, coe e sirva.

Ingredientes, lata e bebida preparada com o blend Ilumina-te. Clique para comprar.4. Intimidade

O último blend da nossa lista para dormir bem é o Intimidade, uma combinação criada para homenagear o feminino e conectar mulher e natureza. É feito de capim-limão, pêra, flores de clitórea, jasmim e maçã, resultando em uma bebida floral, frutada e com uma coloração azul natural da Clitorea ternatea.

Além de ser ótimo para melhorar a qualidade do sono, este blend diminui enxaquecas, é antidepressivo, anti-inflamatório e fonte de antioxidantes que evitam o envelhecimento precoce.

Ingredientes

  • 2 colheres (chá) de Intimidade
  • 200ml de água

Modo de preparo

Aqueça a água até que bolhas grandes surjam na superfície e um vapor denso comece a subir (temperatura entre 90 ºC e 100 ºC). Desligue o fogo, adicione a colher de Intimidade e deixe em infusão entre cinco a dez minutos. Coe e sirva.

Caso queira se refrescar em um dia frio, pode separar a bebida dos ingredientes em um copo com bastante gelo e se deliciar. Para uma experiência mais incrível, pingue algumas gotas de limão e surpreenda-se!

Ingredientes, lata e bebida preparada com o blend Intimidade. Clique para comprar.Quais chás evitar à noite?

A fim de que sua noite não seja perturbada, é importante evitar chás que possuem cafeína. O chá preto, o chá verde e até o chá branco contém o composto, portanto, é melhor não consumi-los — por mais que o branco tenha bem menos que os outros dois.

Estes chás podem ser ingeridos em outros momentos do dia, como de manhã, no lugar do café. Dessa forma, você aproveita os benefícios de todos os blends com o cuidado de que não deixará de descansar à noite.

No site da Kãfa, você encontra mais blends e chás artesanais que oferecem benefícios para o corpo e para a mente. Na descrição de cada rótulo, estão as informações sobre eles para que você compre aquele que mais satisfaça sua necessidade pessoal. Para acessar nosso site, clique na imagem abaixo e confira!

Clique para acessar os blends artesanais da Kãfa.

Sommeliere de chás e tea Blender, bióloga e engenheira agrônoma, mestra em Ciências Ambientais e doutora em Agronomia.

Este artigo tem 2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mercado Pago - Meios de pagamento
Buscar