Skip to content

9 chás que dão energia para começar bem o dia

Caso você possua uma rotina agitada, seja apaixonada por exercícios ou até não tenha passado por uma noite de sono tão tranquila quanto gostaria, certamente encontrará nos chás que dão energia um opção saudável, natural e ótima para substituir o café.

Devido às suas propriedades, este tipo de bebida possui a habilidade de ser um remédio natural para dar energia, excelente para quem quer consumir ingredientes menos industrializados — é muito indicada, também, para substituir o energético — e ainda tem o bônus de ser supersaborosa e aromatizada.

O ideal, para colher os benefícios dos chás energéticos, é preparar a bebida com os ingredientes puros, que podem ser encontrados em lojas de produtos naturais ou com marcas que produzem blends artesanais. Logo, as opções de saquinho não são as mais indicadas.

Por isso, se você quer conhecer chás que dão energia e disposição, continue a leitura, pois separamos nove plantas para inserir no dia a dia, seja antes dos exercícios, durante a tarde ou no início do expediente, a fim de que você entenda o que é bom para dar ânimo.

1. Chá branco

Esta é uma opção de chá com cafeína cujos índices do elemento na bebida são bem baixos quando comparados às outras opções que serão apresentadas. Justamente por isso, é indicado para quem não pode ingerir altos níveis do composto diariamente.

O chá branco é feito a partir de Camellia sinensis, uma planta que, segundo estudos, pode ter mais cafeína que o próprio café, dependendo do tipo e da forma de tratamento ao qual a erva é exposta.

O composto, comumente conhecido por eliminar o sono, na verdade, trabalha junto ao Sistema Nervoso Central, aumentando a atividade mental, o estado de alerta e o fluxo respiratório. Além disso, ele diminui a fadiga.

O chá branco é suave e possui níveis bem equilibrados de cafeína.

Outro benefício dos chás energéticos naturais que contam com a cafeína é o poder ergogênico da substância, que melhora a eficiência, o controle e a produção de energia, causando um pico de ânimo intermitente e prolongado, perfeito para quem pratica atividade física.

Por fim, é válido citar, ainda, a propriedade termogênica da cafeína — presente no chá branco e nos próximos —, capaz de acelerar o metabolismo, aumentando a demanda de energia, o que leva, por cadeia, à queima de gorduras.

2. Chá verde

Também produzido a partir da Camellia sinensis, o chá verde é considerado a opção mais equilibrada em níveis de cafeína dentre as bebidas mais famosas da família — ou seja, o branco, o verde e o preto.

Segundo estudos, o extrato do chá verde é a opção para consumo com maior concentração de cafeína, com números entre 1,96 e 3,54%. A bebida, por outro lado, fica entre 1,39 e 1,57% — e é mais indicada pelos especialistas, pois a alta concentração da substância no corpo pode causar problemas à saúde.

3. Chá preto

Este é o terceiro chá que dá energia feito a partir da Camellia sinensis presente em nossa lista, graças, evidentemente, à presença de cafeína na planta. É, também, o terceiro mais comum no Brasil, conhecido pela sua coloração escura e pelo sabor adstringente.

Rico em cafeína, o chá preto é mais escuro e possui sabor adstringente no paladar.

Ele é a variedade com maior presença de cafeína, de forma que a concentração, segundo estudos acadêmicos, pode variar entre 2,41 e 3,29%, de acordo com o processamento e o cuidado dedicados à planta.

Por isso, quem tem rotinas cheias ou precisa de energia depois de uma noite de insônia, encontrará uma ótima solução no chá preto. É importante frisar, sobretudo, que ele deve ser ingerido com moderação, devido ao alto teor de cafeína.

4. Chá oolong

O oolong é considerado um chá especial, original da China, também feito a partir da Camellia sinensis. O que o torna tão incrível é o processamento, que fica entre o do verde e o do preto, fato que o torna parcialmente oxidado.

Seu processo de produção altera o sabor, o aroma e, evidentemente, os níveis de cafeína da bebida. Segundo estudos, muitas vezes, o oolong terá concentração da substância próxima a do chá branco.

Logo, quem precisa evitar altos teores de cafeína — e ainda provar um sabor único e especial — deve optar pela variedade oolong.

5. Chai

O chai é uma bebida indiana preparada à base de chá preto, que conta, ainda, com outros termogênicos naturais, que aumentam o metabolismo e a queima de gorduras do corpo — como a canela e o gengibre.

Por isso, é uma excelente opção para quem precisa de energia. Outra vantagem do consumo do chai é seu sabor, que une especiarias deliciosas e que causam uma experiência no paladar.

6. Chá de erva-mate

Extremamente famoso em nossa cultura, este é um chá para cansaço e desânimo acessível e com gostinho de infância: o mate. 

 

O chá mate é clássico em nossa cultura e possui altos níveis de cafeína.

Segundo estudos, em 150 ml de chá mate, é possível encontrar até 78 mg de cafeína — fator que varia, evidentemente, de acordo com o processamento da planta. Comparadas às outras opções listadas, essa é uma das bebidas com mais concentração da substância.

Além do chá quente, a erva-mate pode ser consumida em seu preparo gelado — basta fazer a infusão e coá-lo em um copo com gelo — e como tereré, receita comum no sul do Brasil.

7. Chá de alecrim

Por mais que livre de cafeína, o chá de alecrim é um termogênico natural, que aumenta a função corporal, acelera o metabolismo e melhora a circulação sanguínea, fatores que resultam em um impulso de energia e no melhoramento da oxigenação do corpo.

8. Chá de gengibre

Assim como o de alecrim, o chá de gengibre aumenta a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e deixando o corpo mais alerta e concentrado. Dessa forma, pode ser uma boa opção na hora de aumentar o ânimo.

9. Chá de hibisco

Por fim, existe o chá de hibisco, outro termogênico capaz de deixar o corpo quente, em alerta e concentrado. Por isso, é uma ótima opção para quem precisa de uma bebida para trabalhar.

Perfeitos para o dia a dia e para o momento antes da prática de exercícios, os chás que dão energia são os melhores amigos de quem possui uma agenda cheia.

Como já salientado, a dica é comprar os ingredientes em lojas de produtos naturais, para que os benefícios sejam mais evidentes, ou os blends, criados por marcas que trabalham as plantas de forma manual, a fim de que o melhor seja extraído de cada alimento.

A Kãfa, inclusive, é uma dessas marcas! Criada com o propósito de fazer blends artesanais, repletos de benefícios ao corpo e à mente, ela desenvolve opções para diferentes necessidades (como para dar energia ou para dormir melhor, por exemplo). Clique na imagem abaixo e conheça!

Clique para acessar os blends artesanais da Kãfa.

Sommeliere de chás e tea Blender, bióloga e engenheira agrônoma, mestra em Ciências Ambientais e doutora em Agronomia.

Este artigo tem um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mercado Pago - Meios de pagamento
Buscar