skip to Main Content
bule de chá de vidro

Reinfusão: como aproveitar mais o seu chá?

Quem é apaixonada por blends certamente já se perguntou como fazer o chá render mais, a fim de aproveitar a bebida ao máximo. E, por mais que muitas pessoas não saibam, é possível fazer isso graças a um processo chamado de reinfusão.

Assim como a palavra blend, infusão, tea lover e várias outras, a reinfusão é um termo famoso no mundo das sommeliers e das tea blenders, mas ainda não tão difundido fora dele — o que é uma pena, já que essa é uma forma de reaproveitar o chá.

Caso você esteja se perguntando o que exatamente reinfusão significa e como reutilizar o chá para que ele dure mais, continue a leitura deste texto e descubra a melhor maneira de fazer isso.

O que é reinfusão?

Se, quimicamente falando, infusão é a ação de colocar determinados ingredientes em água quente para que eles liberem aromas e sabores, reinfusão é o ato de fazer esse processo mais uma vez com o mesmo blend.

Por mais que, no Brasil, essa atitude não seja tão comum — ainda —, em outros países, como a China, ela é bastante cotidiana e é normal, para as pessoas, usar o chá de novo, a fim de que o blend de plantas, de flores, de frutas e de especiarias renda o máximo possível.

É importante frisar, sobretudo, que não são todos os chás que poderão passar pelo processo de reinfusão, tendo em mente que ele só funcionará da forma ideal com as bebidas feitas artesanalmente — ou seja, aqueles blends nos quais os ingredientes são visíveis antes do preparo e trabalhados de forma cuidadosa e manual.

Os chás de saquinho, comumente encontrados em mercados, não serão saborosos e sequer oferecerão benefícios à saúde e à energia se reinfusionados, pois os ingredientes foram muito processados e perderam grande parte de suas propriedades.

Como fazer a reinfusão de chá?

Na hora de reutilizar as folhas de chá, existem alguns cuidados que devem ser tomados para que o resultado seja, sempre, uma bebida saborosa e aromática, do jeitinho que você ama.

O ideal é que a reinfusão seja feita apenas com os chás artesanais.

Para fazer sua reinfusão, você pode optar por duas formas de preparo: aquela na qual aumenta o tempo de descanso da planta na água, e aquela na qual esquenta o líquido mais do que indicado pelo modo de preparo.

A reinfusão feita de acordo com o tempo pede que o período no qual os ingredientes do blend permanecem em contato com a água seja proporcional a cada reutilização das folhas do chás.

Para exemplificar o processo, podemos pegar a maneira de como fazer chá branco. Para essa bebida, o ideal é que a planta fique em infusão entre três a cinco minutos (quanto mais tempo, mais aparente o sabor e o aroma da Camellia sinensis).

Logo, a partir da segunda vez em que você preparar o chá branco com os mesmos ingredientes, o tempo de infusão será dobrado proporcionalmente. Em outras palavras, na segunda vez, o blend descansará em água entre seis e dez minutos e, na terceira, entre doze e vinte minutos.

Uma das formas de realizar a reinfunsão é aumentar, proporcionalmente, o tempo de descanso da planta na água.

Outra forma de realizar a reinfusão e de descobrir o que fazer com o “resto” de chá (entre aspas, visto que, na verdade, são ingredientes completamente reutilizáveis) é aumentando a temperatura no momento do preparo.

Nesse processo, você deixará o líquido esquentar 10 ºC a mais a cada reinfusão. Retomando o exemplo do chá branco, ele deve ser preparado com água a 80 ºC. Logo, ao reutilizar os ingredientes, a temperatura deve ser de 90 ºC e, em seguida, de 100 ºC — ou seja, fervendo.

Ao optar por um desses métodos e respeitar suas exigências de preparo, você garantirá um chá saboroso, aromático e com muitos benefícios para seu corpo, sua mente e sua energia.

Qual o limite de reinfusões?

O ideal é que cada blend de chá artesanal passe por, no máximo, três reinfusões. Dessa forma, você garante que irá retirar o máximo do sabor e dos benefícios de cada ingrediente.

Esse limite significa, ainda, que o blend artesanal possui ótimo custo-benefício. Enquanto o chá de saquinho será utilizado apenas uma vez e descartado, o produzido manualmente pode passar por até três infusões a cada uma colher de chá — cerca de 2g.

Logo, 40g de um blend artesanal renderá, desde que utilizado de forma inteligente, 60 xícaras de chá (partindo do pressuposto que cada preparo usa, em média, 2g).

Quais chás podem ser reinfusionados?

Como comentado, todos os blends artesanais podem ser reinfusionados, independentemente deles possuírem ou não a Camellia sinensis em sua composição. Assim, você valoriza cada chá ao máximo.

Como guardar o chá para reinfusão?

Entender como conservar o chá depois de pronto pela primeira vez é fundamental para que as reinfusões sejam repletas de sabor e de aromas, de maneira que o blend continue oferecendo o melhor a cada processo.

Guardar o blend de maneira correta é importante para que a reinfusão seja saborosa e aromática.

O ideal é que a reinfusão aconteça consecutivamente, ou seja, que você prepare o chá um após o outro. Dessa forma, utiliza o blend sempre fresco.

No entanto, caso você more sozinha ou ainda não tenha o costume de beber tantas xícaras de chá uma após a outra, é possível guardar os ingredientes para mais tarde, desde que eles não fiquem mais que 24 horas parados.

Para isso, o indicado é que você insira o blend a ser reutilizado em um pote vedável e leve-o à geladeira até a próxima reinfusão.

Fazer o chá render mais não é apenas um sonho, como uma realidade para as tea lovers. Com essas dicas, seus blends artesanais serão utilizados da melhor forma, sem desperdícios.

No site da Kãfa, você encontra opções de chás artesanais para diferentes gostos e necessidades. Todos eles podem — e devem! — passar pela reinfusão. Para conhecer os blends, clique na imagem abaixo e acesse a loja virtual!

Clique para acessar os blends artesanais da Kãfa.

Sommeliere de chás e tea Blender, bióloga e engenheira agrônoma, mestra em Ciências Ambientais e doutora em Agronomia.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Buscar
Cart
  • No products in the cart.